Observatório do Litoral do Paraná realiza entrega de relatório técnico da evolução dos casos de COVID-19 em Paranaguá-PR.

O Observatório do Litoral Paranaense, projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, realizou no dia 14 de dezembro de 2020 a entrega de um relatório técnico da evolução dos casos de COVID-19 de Paranaguá. O referido documento foi elaborado por professores e estudantes voluntários e bolsistas da instituição e apresenta todo o estudo realizado de forma mapeada e fazendo uso de softwares livres de geoinformação. Em especial, a principal ferramenta utilizada foi o Philcarto. Um software livre que simplifica o trabalho do resultado final de mapeamento em comparação com outras ferramentas livres como o gvSIG e o QGis. Com a utilização do Philcarto neste estudo, foi possível visualizar de forma mapeada toda a evolução do COVID-19 nos bairros de Paranaguá.

O Observatório conta com um canal no Youtube, onde ensina sobre a utilização da ferramenta Philcarto e elaboração de mapas. O link do canal encontra-se em https://www.youtube.com/channel/UC5dcy40dxiAxgx0_0BG9RUA.

O relatório técnico pode ser baixado neste link.